segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Jacarepaguá instala painéis para captura de energia solar


        O Aeroporto de Jacarepaguá/Roberto Marinho (RJ) recebeu neste mês de julho o primeiro sistema fotovoltaico da Rede Infraero na Regional Rio de Janeiro. Isolado da rede elétrica convencional, o sistema utiliza painéis para capturar energia solar. Foram investidos cerca de R$ 13,4 mil na iniciativa, que faz parte de projeto piloto da Infraero para reduzir os custos de energia nos aeroportos.

      Instalados na Central de Armazenamento de Resíduos Sólidos do terminal, os quatro painéis fotovoltaicos de 135 watts cada, totalizando 540 watts, alimentam cinco lâmpadas LEDs e duas tomadas. O sistema é composto de dois controladores de carga, um inversor e duas baterias que armazenam energia para ser utilizada no período noturno.

      O projeto piloto de energia fotovoltaica no Rio de Janeiro será monitorado pela equipe de manutenção do aeroporto e pela Coordenação de Meio Ambiente da Regional. Após monitoramento, a intenção é implantar o sistema nos demais aeroportos da Infraero no Rio.

      “Continuaremos a investir e a incentivar investimentos na adoção de tecnologias que tragam economia para empresa, principalmente nas que atendam premissas ambientais e operacionais”, destacou a superintendente de Jacarepaguá, Maria Lúcia Araújo Rocco.

      No início deste ano, o Aeroporto de Campo de Marte (SP) também recebeu nove painéis para captação de energia solar. A previsão é de que Congonhas (SP) também implante o sistema no próximo mês.

   Capacitação para o sistema fotovoltaico
      Engenheiros e técnicos das áreas de Manutenção, Meio Ambiente e Engenharia da Regional Rio participaram nesta terça-feira (24/7), no Aeroporto do Galeão, de treinamento técnico em sistemas fotovoltaicos. Com carga horária de oito horas, o curso forneceu aos profissionais informações necessárias sobre a tecnologia que usa fonte de energia renovável para utilização nos aeroportos da Rede Infraero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário